Minha foto
Este blog pretende socializar informações sobre as atividades desenvolvidas em nossa escola, nosso plano de trabalho e calendário letivo. Sintam-se à vontade para conhecer e deixar sugestões!

26 de janeiro de 2012

Gincana do Conhecimento 2011

    
“Consciência Ambiental: Responsabilidade de Todos”   


1.    JUSTIFICATIVA:
O respeito ao Meio Ambiente parte também do respeito com o outro e consigo mesmo e, em especial, da relação que estabeleço com o que me parece diferente. Conviver com as diferenças não é tarefa fácil, porém indispensável para uma sociedade com tamanha diversidade, seja no que se refere a aspectos sócio-culturais, seja quanto à biodiversidade.
Relações sociais, ambientais, éticas e econômicas fazem parte da vivência de nossas crianças desde muito pequenas, cabendo à escola ampliar permanentemente conhecimentos relacionados ao mundo da natureza e da cultura, apoiadas por estratégias pedagógicas que valorizem atitudes de respeito ao meio social e natural de forma significativa, sem deixar de lado conhecimentos científicos e saberes historicamente construídos.
Pretende-se com este projeto, promover uma aprendizagem significativa, garantindo momentos de troca, diversificando atividades e incentivando o trabalho em equipe.
2.    PÚBLICO-ALVO:
  • Alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 4º ANO de 09 anos e 4ª série/8) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Barão do Rio Branco”.
3.    OBJETIVOS:

Através de perguntas e tarefas a serem cumpridas por equipe, dentro do tema MEIO AMBIENTE, e sub-temas: SERES VIVOS: (animais e vegetais), ÁGUA (ciclo da água/ estados físicos e uso adequado) e NOSSO PAÍS (regiões/ comidas típicas/ danças e estados do país/ folclore).
  • Registrar informações sobre temas específicos utilizando diferentes formas: textos orais e/ou escritos, desenhos, jogos,...
  • Conhecer e valorizar a cultura popular;
  • Refletir sobre as ações do homem sobre o meio ambiente;
  • Trocar experiências e conhecimentos de forma significativa;
  • Desenvolver a imaginação, levantar hipóteses e explorar a capacidade de expressão de forma lúdica e prazerosa.
4. CRONOGRAMA:

De 02 à 24 de Agosto de 2011

Nenhum comentário: